Você sabia que fazer exercícios físicos pode auxiliar a manter o resultado do implante de silicone por mais tempo?
O motivo é mais simples que se imagina: o “efeito sanfona”, aquele fenômeno decorrente de engordar e emagrecer que acaba acometendo muitas pessoas também influencia no resultado do implante.

Mas quando é possível retornar às atividades físicas, após à operação? Qual tipo de atividade física mais indicada para manter o peso?

A Motiva pesquisou informações com especialistas e agora conta para você! Confira!

Retornando às atividades físicas

Uma das principais recomendações médicas, no período pós-operatório, é evitar fazer grandes esforços no dia a dia, logo, dependendo do tipo de atividade física, é importante evitá-la por um período mínimo entre duas semanas e dois meses.

Lembrando que isso é apenas uma estimativa! Sabemos que muitas mulheres não tem histórico de doenças e se recuperam rápido, podendo retornar a algumas atividades no mesmo dia, ou na mesma semana.

Já outras tem o organismo um pouco mais sensível e, se houver histórico de doenças, o cirurgião plástico pode pedir cuidados redobrados em relação a esforços físicos.

Em geral, a paciente pode realizar atividades leves logo após a alta. Entre essas estão carregar pesos bem leves (como bolsas e sacolas com poucas coisas), comer, ir ao banheiro, tomar banho, e subir ou descer poucos lances de escada. As pacientes também podem se sentar e se deitar sozinhas, desde que o façam com calma e sem grande esforço nos braços.

Escrever, ler livros e digitar no computador ou celular, desde que não seja por muitas horas seguidas, também são permitidos. A paciente também pode caminhar por pequenas distâncias após a alta. Andar de carro como passageira é permitido, devendo-se evitar transporte público de aglomeração (metrô, trem e ônibus) pelo risco de estar lotado, o que pode proporcionar traumas e solavancos nas mamas operadas.

Atividades mais extenuantes, como cozinhar, arrumar a casa e carregar sacolas pesadas exigem um tempo maior de pós-operatório para serem liberadas, em geral entre três semanas e um mês, se tudo correr bem com a cicatrização. Por mais que não pareça, a atividade de dirigir é considerada um esforço físico importante para os braços e, por isso, também deve ser evitada antes de três semanas.

Após esse período inicial mais restritivo, a paciente pode realizar atividade física leve, por exemplo danças que não exijam muito esforço e caminhar distâncias maiores, seja no solo ou em esteira. Exercícios mais vigorosos, como aeróbica, musculação, pilates, ioga, capoeira, esportes de luta ou radicais etc exigem um período de recuperação de ao menos dois meses para serem liberados. Com isso, podemos observar que o retorno completo às atividades normais se dá em torno de dois meses após a cirurgia de prótese de silicone.

Caminhadas são, sem dúvida, um ótimo exercício para retomar a atividade física no pós-operatório, sendo o primeiro tipo a ser liberado, porque:

– Não requerem muito esforço, principalmente dos braços;
– Você pode ir com calma e fazer alguns minutos por dia;
– Ajudam a manter o corpo em movimento;
– Melhoram a circulação sanguínea;
– Melhoram o humor.

Vale lembrar que é sempre importante passar o protetor solar, em exposições ao sol por longas horas, e evitar roupas que exponham as mamas até que as áreas arroxeadas desapareçam completamente.

Tipos de atividades físicas

Toda atividade física pode ser interessante, desde que se mantenha uma disciplina ao realizá-la. Para mulheres que tem prótese de silicone, são indicadas algumas atividades físicas que auxiliam a manter o peso e, ao mesmo tempo, manter a postura corporal – fator importante para a sustentação dos seios:

– Musculação;
– Yoga;
– Muay thai;
– Crossfit;
– Pilates;
– RPG;
– Alongamento;
– Balé e tango – para quem adora dançar.

O segredo do peso

Mas é claro que, para manter o peso após o implante de silicone, também é necessário combinar outras ações com exercícios físicos.

– Consumir alimentos que são fontes de proteínas magras, como carnes brancas;
– Carboidratos integrais, como arroz integral, pão, biscoitos e massas integrais;
– Aumentar a ingestão de água no dia a dia;
– Consumir doces, massas e bebidas alcóolicas com moderação.

É importante ressaltar que essas orientações são gerais e se aplicam a cirurgias que não tenham complicações relevantes no período pós-operatório, em pacientes com boas condições de saúde. Você deve sempre conversar com seu cirurgião antes de realizar qualquer atividade física no pós-operatório. Na dúvida, não faça sem orientação. É melhor pecar por excesso de zelo. Também é útil conversar com nutricionista sobre a melhor maneira de realizar uma dieta que permita a você manter seu peso regular no pós-operatório, a fim de evitar o efeito sanfona e uma possível perda precoce do resultado da cirurgia devido a variações de peso.

Você gostou das nossas dicas sobre implante de silicone? Então, acompanhe as nossas redes sociais para saber muito mais e outras novidades sobre cirurgia plástica!

Fontes: Folha Vitória/ Planet Sport/ Unimed Fortaleza

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta