Existem vários procedimentos cirúrgicos para corrigir imperfeições e gordura localizada no abdômen. Tudo depende do tipo de correção e do excesso de gordura e de pele na região da barriga.

Entre as opções de cirurgia plástica está a miniabdominoplastia. Hoje, a Motiva conta para você no que ela difere da abdominoplastia, como e em quais casos ela funciona. Confira!

Parece, mas não é

Embora muitas pessoas confundam, a miniabdominoplastia não é igual à abdominoplastia, tampouco é igual à lipoaspiração.

Primeiramente, a miniabdominoplastia, apesar do nome sugestivo, não é uma cirurgia pequena. Ela recebe este nome por consistir em um procedimento com menos retirada de pele do que a abdominoplastia tradicional (na qual, geralmente, se retira toda a pele localizada entre a região acima do púbis e o umbigo). A miniabdominoplastia consiste em retirar porções menores de pele acima do púbis (alguns centímetros acima), o que resulta em cicatrizes menores na região operada em comparação com a abdominoplastia tradicional, que deixa uma cicatriz grande, limitada pela pele acima dos ossos da bacia. Outra característica da miniabdominoplastia é a frequente ausência de cicatriz em volta do umbigo, algo que é sempre presente na abdominoplastia tradicional. Na miniabdominoplastia, eventualmente, não é necessário manipular o umbigo, porém, se for necessário, ele é operado por baixo e reposicionado junto com a pele da barriga em volta, o que evita cicatriz em volta do umbigo.

Como não é uma cirurgia de pequeno porte, a miniabdominoplastia deve ser realizada em ambiente hospitalar, necessitando que a paciente esteja em boas condições de saúde, com exames pré-operatórios adequados, pois a cirurgia demanda internação e anestesia geral.

Dependendo da recuperação anestésica no pós-operatório, a paciente pode ser liberada no mesmo dia para casa, ou passar uma noite no hospital, sendo liberada para casa no dia seguinte.

Para quem é a miniabdominoplastia?

É uma cirurgia plástica indicada para pessoas que tem pequena flacidez de pele na barriga, especialmente mulheres que já tiveram filhos, porém que mantiveram boa elasticidade de pele a ponto de não ter grandes sobras no abdome.

Logo, esta cirurgia tem contraindicação para pessoas:

– Com obesidade mórbida;
– Que tenham problemas cardiovasculares e/ou pulmonares que não estejam adequadamente tratados;
– Problemas psiquiátricos – como anorexia, dismorfismo corporal, entre outros;
– Mulheres que tiveram filhos recentemente (menos de 6 meses após o parto e/ou menos de 6 meses após término da amamentação, pois esses dois fatores modificam o formato e volume do abdome).
– Grandes sobras de pele no abdome (nessas situações, é mais bem indicada a abdominoplastia tradicional, ou mesmo a abdominoplastia em âncora, em casos de maiores excessos de pele – como na perda de peso após cirurgia bariátrica).
Como funciona a miniabdominoplastia?

Ela é uma cirurgia plástica feita por meio de uma incisão na parte inferior do abdômen, acima da região do púbis. Em média, a incisão é feita a 7-7,5 cm de distância do púbis. Em seguida, a pele do abdome é solta até próximo do tórax para expor os músculos retos do abdome, cujo afastamento (chamado tecnicamente de diástase) será costurado, para melhorar o contorno do abdome.

Então, o cirurgião plástico faz a costura na musculatura reto-abdominal, seguida da recolocação do umbigo em uma posição adequada, se for indicado. Após esse passo, são colocados drenos debaixo da pele caso necessário, e o excesso de pele é retirado, seguindo-se o fechamento da incisão com pontos.

A finalização é feita com curativos na região da barriga. A cirurgia dura, em média, duas horas, sem contar eventuais procedimentos adicionais, como a lipoaspiração. Na maioria das vezes, os pacientes retornam às suas atividades diárias em torno de uma semana, sendo necessário aguardar pelo menos um mês para retomar a realização de exercícios físicos.

Vale ressaltar que, tal qual a abdominoplastia tradicional, a miniabdominoplastia pode ser associada a procedimentos como a lipoaspiração ou correção de hérnias do abdome ou umbigo.

Cuidados Pré-operatórios

Incluem-se na preparação para a cirurgia:

– Avaliação pré-operatória com o cirurgião plástico;
– Jejum de 8h antes da cirurgia plástica;
– Suspensão de medicamentos que alterem a coagulação do sangue, sempre com orientação médica.

Cuidados Pós – operatórios

Embora seja uma cirurgia geralmente tranquila, como dissemos, nem todo organismo é igual, então neste caso, é válido seguir algumas recomendações médicas, como:

– Manter uma alimentação saudável, evitando gorduras e açúcares;
– Deitar de barriga para cima nas primeiras semanas de pós-operatório;
– Evitar atividades físicas e/ou diárias que exigem muito esforço no período de recuperação;
– Evitar exposição ao sol até a liberação pelo cirurgião.

Você gostou do nosso artigo? Então, siga a Motiva nas redes sociais para saber das nossas novidades!

Fontes: Minha Vida/ Segs

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta