Após realizar a mastectomia – cirurgia para retirada dos seios –, muitas mulheres podem se sentir abaladas, afinal os seios representam uma parte do corpo que mexe muito com a feminilidade.

Segundo informações publicadas no UOL, especialistas apontam que nem sempre a importância dada a esta parte do corpo está relacionada ao imaginário sexual, mas também pela relação diferente que a mulher cria com os seios, pois é neles que ocorre a amamentação e também é a partir deles que a mulher observa parte de sua identidade.

Logo, quando ocorre o câncer de mama e a consequente retirada dos seios, a mulher é obrigada a vivenciar uma nova realidade, fazendo com que ela se sinta, muitas vezes, desconfortável com a situação.

Mas é possível buscar alternativas para se sentir mais confortável com o próprio corpo depois da mastectomia. Selecionamos 3 alternativas possíveis para mulheres após a retirada dos seios, confira:

1. Reconstrução mamária

É uma cirurgia plástica que tem como objetivo reparar os seios da mulher após a mastectomia, dando-lhes um aspecto o mais natural possível. Pode ser realizada por clínicas particulares de cirurgias plásticas e também pelo SUS, conforme Lei nº 12.802, sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2013, para mulheres que sofreram com o câncer de mama e não têm condições financeiras de arcar com a cirurgia plástica.

A reconstrução da mama pode ser realizada de várias formas: com próteses de silicone; com expansores (próteses temporárias que são preenchidas gradativamente com soro no consultório, sendo depois trocadas por próteses de silicone; com expansores mistos de soro e silicone, que não precisam ser retirados após o preenchimento com soro; com retalhos (partes da pele do corpo que são levadas até o local das mamas). Dependendo do tamanho das mamas e do tamanho da mastectomia (em casos de retirada parcial das mamas), a reconstrução pode ser feita com o próprio tecido da mama que sobrou. O tipo de reconstrução escolhido irá depender de quanto tecido será necessário retirar da mama, assim como da preferência da paciente dentro do leque de opções possíveis para o caso dela.

2. Sutiã com prótese

Algumas mulheres podem não desejar ou não conseguir realizar a reconstrução mamária, devido a outros problemas de saúde que podem prejudicar a operação como obesidade, problemas de circulação sanguínea, entre outros. Nestes casos, é possível fazer um sutiã com prótese mamária, adaptado por profissionais especializados, buscando-se simetria entre as duas mamas.

3. Seios de tricô

A ideia ainda é recente no Brasil e foi criada por uma ONG Britânica que tricota seios de tricô semelhantes às próteses para mulheres que optam por não realizar a construção mamária.
Segundo informações publicadas no site da BBC, a instituição britânica tricota seios de diferentes tamanhos, com ou sem cores de tricô e são preenchidos com fios de algodão – mesmo material de enchimento de bichos de pelúcia. Estima-se que sejam distribuídos 300 seios de tricô por mês para mulheres, gratuitamente.

Nosso artigo foi interessante para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: BBC / Uol / American Cancer Socity

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta