A procura em se sentir bem e ficar com a autoestima lá em cima já não é uma coisa mais restrita entre idades ou cor da pele. Atualmente, tanto negros, quanto brancos, optam pela cirurgia plástica por algum motivo de realização pessoal, mas há distinções no procedimento, devido a fatores de fenótipo e sensibilidade que, na pele negra, requerem outros cuidados.

Pesquisamos através de especialistas por que estes fatores podem influenciar a cirurgia plástica na pele negra e quais cuidados tomar, confira:

Os principais cuidados com cirurgia plástica na pele negra

Segundo especialistas, realizar cirurgia plástica na pele negra acaba sendo diferente devido à:

Pele mais sensível a irritações

A pele negra contém quantidade extra de melanina, que protege a pele naturalmente do sol, no entanto faz com que a pele tenha uma tendência maior a escurecer áreas que sofreram alguma irritação/inflamação – caso de incisões cirúrgicas e áreas submetidas a peelings ou lasers.

Além da melanina, peles negras também produzem mais fibroblastos, que são as células responsáveis por produzir colágeno e que podem interferir na cicatrização, gerando queloides – cicatrizes escuras, elevadas ou mal definidas em cirurgias/peelings/lasers. É importante ressaltar que esse risco aumentado não é uma contraindicação à realização dos procedimentos, apenas que se deve tomar mais cuidado com a cicatrização no pós-operatório.

Portanto, cabe ao paciente buscar um profissional confiável, de preferência que já tenha realizado algum tipo de cirurgia plástica em pessoas negras para evitar estes riscos.

Características físicas

Realizar cirurgia plástica na pele negra também se difere quanto às características físicas, que são diferentes da cirurgia plástica na pele branca.

Quando ocorre erro da preservação das características físicas negras em uma cirurgia plástica, a tendência é deixar a aparência mais artificial e sem suavidade, portanto na cirurgia plástica em pele negra é importante buscar uma harmonia: a preservação das características da raça e o retoque delicado do que incomoda o paciente.

Este ponto pode ser conversado em diversas consultas médicas até que ocorra um acordo e agrade o paciente. Um cirurgião plástico competente e responsável nunca irá desvalorizar cada tipo de beleza e cor da pele de uma pessoa, mas sim buscar a possibilidade de deixá-la mais satisfeita e confortável com ela mesma.

Atenção: Ainda segundo especialistas, pode ocorrer da pessoa que é negra realizar vários procedimentos cirúrgicos para ficar com características brancas a qualquer custo e apagar suas características naturais que definem sua beleza. Quando isto ocorre, já não é mais uma questão de autoestima e sim de uma doença chamada Distúrbio de Dismorfismo Corporal, sendo ideal buscar um auxílio psicológico, antes de realizar qualquer procedimento de cirurgia plástica e entender a raiz do problema.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Jornal do Brasil / IG

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta