Gostamos sempre de falar em nossos artigos sobre a importância dos cuidados com a cirurgia plástica, dentre eles, o mais importante: a escolha de um bom especialista, que para a função é o cirurgião plástico.

Segundo informações publicadas no jornal Gazeta do Povo, uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aponta que 97% dos médicos que respondem processos de cirurgias plásticas e estética em geral não contam com título de especialista na área.

Não é de hoje que há clínicas clandestinas ou até mesmo algumas que passam a impressão de serem sérias, mas não tem nenhuma certificação ou especialista capacitado para realizar a cirurgia plástica e muitos erros médicos vêm deste motivo.

Para que você não corra este risco, fizemos uma postagem explicando como saber se o cirurgião plástico é confiável ou não. Selecionamos 4 passos, confira:

1. Obtenha referências sobre a clínica e o cirurgião

Se você tem amigos ou amigas que já realizaram um implante de silicone nas mamas, nos glúteos ou passaram por outros procedimentos de cirurgia plástica, peça a indicação da clínica e do cirurgião, dessa forma você se sentirá menos insegura para se decidir.

2.Observe certificados

Clínicas confiáveis colocam seus certificados a mostra. Certificações da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diplomas médicos, costumam ser comuns nestes espaços. As licenças de funcionamento das clínicas devem estar afixadas em locais facilmente observáveis pelos pacientes.

Vale lembrar que um cirurgião plástico não para seus estudos apenas na faculdade de medicina. Cirurgia plástica é uma coisa muito séria e requer especializações, como a pós-graduação (residência médica) em cirurgia geral, seguida da residência em cirurgia plástica. O processo atual de especialização leva onze anos (seis anos de faculdade de medicina, dois anos de residência de cirurgia geral e três anos de residência de cirurgia plástica).

3.Converse antes da decisão

Não tome sua decisão já na primeira consulta. Converse com o especialista, veja se ele tem experiência no que diz, se passa segurança, se tirou todas as suas dúvidas e só depois tome a sua decisão de optar pela sua cirurgia plástica naquele local e com aquele profissional.

4.Pesquise o nome do cirurgião plástico

É importante ainda que você saiba o nome completo do especialista que pretende realizar o seu implante. Isto pode ser visto na consulta ou no portal do site da clínica, feito isso, para saber se o seu cirurgião plástico é confiável, acesse o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e vá na tag “encontre um cirurgião”.

Nesta tela aparecerá um lugar para digitar o nome do cirurgião plástico que você deseja pesquisar e o Estado. Digite o nome dele (ou dela) e clique em buscar. Se aparecer o nome dele é sinal de que ele é certificado pela SBCP.

Se não aparecer o nome do cirurgião pesquisado, não corra o risco de fazer a sua cirurgia com alguém sem capacitação. Procure um outro profissional, afinal acima da autoestima, há sua vida primeiro. Sempre será mais seguro realizar sua cirurgia plástica com um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Gazeta do Povo / Dream Plastic

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta