Foi-se o tempo em que a cirurgia plástica era apenas para jovens. Sejam homens ou mulheres, os cuidados com a aparência também têm sido frequentes entre os idosos.

Segundo informações publicadas na Revista Exame, uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética – ISAPS, aponta que a cirurgia plástica na terceira idade tem sido cada vez mais frequente, sendo que 10% das pessoas que procuraram por cirurgias plásticas tinham mais que 65 anos de idade.

E com o aumento da expectativa de vida do brasileiro e até mesmo a visão das pessoas sobre cirurgia plástica e autoestima, a tendência é que o número de cirurgias plásticas na terceira idade aumente cada vez mais.

Aliás, já parou para pensar quais são os procedimentos mais frequentes nessa faixa etária? Veja na nossa postagem as cirurgias mais procuradas entre os idosos e quais cuidados se deve ter ao realizá-las na nossa postagem de hoje.

1. Lifting facial

O lifting facial é um dos processos mais procurados pela terceira idade, tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Com o tempo, a pele, o aparecimento de linhas de expressão, rugas e ausência de sustentação na região do pescoço pode fazer com que uma pessoa se sinta irreconhecível ao se olhar no espelho.

E a ideia da cirurgia plástica é melhorar o aspecto da pele, suavizar sinais de expressão, sem deixar de lado a naturalidade da beleza que há em cada idade.

2. Abdominoplastia

É um tipo de cirurgia plástica procurada por mulheres de quaisquer idades, incluindo as idosas. A flacidez natural que vem com a idade e o tal efeito sanfona que tanto incomoda as mulheres estão entre os principais fatores pela procura desta cirurgia plástica na terceira idade.

3. Mamoplastia

Não é apenas questões de amamentação, tamanho dos seios ou doenças que podem fazer com que as mulheres procurem a mamoplastia de aumento.

No caso da terceira idade, o caimento das mamas que vem junto com a pele, no decorrer do tempo são um dos principais fatores que fazem com que mulheres nesta fase da vida procurem a mamoplastia de aumento para fazer com que eles voltem a ter o aspecto natural e bonito da juventude. Geralmente, na terceira idade, as mulheres procuram procedimentos que elevem as mamas que ficaram naturalmente flácidas pela idade, como a mastopexia, com ou sem colocação de prótese de mama.

Cuidados especiais

Cuidar de si e se sentir bem é importante em qualquer fase da vida, mas a cirurgia plástica na terceira idade requer alguns cuidados especiais, devido ao envelhecimento do organismo.

Portanto é preciso tomar algumas medidas:

1. Realizar um check up de exames para saber o estado de saúde do paciente.
2. Fazer acompanhamento médico caso tenha hipertensão, diabetes ou algum tipo de doença crônica que possa influenciar na cirurgia, deixando o cirurgião plástico sempre ciente da situação.
3. Deve-se evitar a realização de vários procedimentos ao mesmo tempo, para que o paciente idoso não seja submetido a um tempo excessivo sob efeito de anestesia.
4. Ter mais paciência no tratamento pós-cirúrgico, pois a cicatrização na terceira idade costuma ser mais lenta do que em indivíduos mais jovens, embora a maior flacidez da pele presente naturalmente nos pacientes idosos, muitas vezes, proporciona cicatrizes finais mais discretas, com menor incidência de queloides e alargamentos de cicatriz.

Cabe ressaltar que não existe limite de idade estabelecido para realizar uma cirurgia estética. O que determinará a realização da cirurgia será o estado de saúde da paciente, verificado pela avaliação pré-operatória da sua condição.

Nossa postagem foi útil para você? Então, siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Exame / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta