Mulheres que têm os seios caídos por algum motivo acabam ficando com a autoestima comprometida. Problemas como: obesidade, flacidez, variação de peso na amamentação são as causas mais comuns que fazem com que as mamas fiquem com o aspecto abaixo da posição original.

Mas existe uma cirurgia exatamente para corrigir este tipo de problema, quer saber mais? Entenda o que é e como funciona a mastopexia na nossa postagem de hoje!

O que é e para que serve a mastopexia?

A mastopexia é uma cirurgia empregada para estabelecer uma posição harmônica das mamas no tórax (popularmente “levantar os seios”), para que eles fiquem mais simétricos e de aparência mais agradável. É um tipo de cirurgia que serve para mulheres que, por algum motivo, apresentam mamas caídas, seja devido a problemas de variação de peso, gravidez ou idade mais avançada, além de, em muitos casos, haver uma tendência própria da mulher em ter mamas mais flácidas. A mastopexia pode ser realizada com ou sem o emprego de próteses de silicone (neste caso, é chamada de mastopexia com prótese ou mastopexia de aumento), dependendo do desejo da paciente em aumentar as mamas além de levantá-las. A mastopexia com prótese se tornou, há alguns anos, mais comum do que a mastopexia sem prótese.

Como funciona a mastopexia

Serão realizados diversos exames específicos para saber o estado de saúde da paciente e qual será a melhor opção para corrigir os seios caídos. Entre os exames principais estão: hemograma completo, ultrassonografia e mamografia.

Dependendo do caso, para corrigir os seios caídos será necessário pensar em uma prótese de silicone adequada, devido aos espaços vazios e falta de sustentação. Estes detalhes podem ser escolhidos e pensados com calma, juntamente com o cirurgião plástico.

Feito isso, será necessário estar em jejum por no mínimo 8h antes da cirurgia. No dia, será aplicada uma anestesia que pode ser geral, peridural ou de sedação para que sejam feitas as incisões na região das mamas.

Após a cirurgia, a paciente pode ter alta em torno de 24h ou até mesmo ir para casa no mesmo dia, dependendo da sua disposição e de suas condições clínicas.

Cuidados pós-operatórios

Os cuidados pós-operatórios da mastopexia são parecidos com os de um implante de silicone comum e devem ser seguidos com dedicação no primeiro mês.

Portanto, é importante:
– Retirar os curativos cirúrgicos sob orientação e autorização médica.
– Fazer repouso e evitar atividades pesadas.
– Utilizar o sutiã pós-cirúrgico nas primeiras semanas, caso seja indicado pelo seu cirurgião plástico.
– Evitar bebidas alcóolicas e tabagismo.
– Dormir de barriga para cima, procurando não manipular a região dos seios.
– Não fazer esforço físico com os braços nas primeiras semanas.
– Evitar se expor ao sol.
– Ficar sempre atenta e em contato com o consultório médico em caso de dores, inflamações e sangramentos das cicatrizes.

Nossa postagem sobre a cirurgia para corrigir os seios caídos foi útil para você? Então, compartilhe e siga a Motiva nas redes sociais!

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta