Em diversos sites relacionados à saúde, é comum ver algumas dúvidas sobre o implante de silicone, entre elas: o implante de silicone prejudica a mamografia? Qual é a verdade ou a resposta mais confiável sobre isso? Confira na nossa postagem!

De onde vem essa dúvida?

Há décadas se discute se a presença de implantes de silicone interfere na precisão dos exames de imagem da mama, especialmente do mais popular deles, a mamografia. Entretanto, com a popularização cada vez maior dos implantes de silicone, essa questão se tornou mais conhecida fora da comunidade científica, sendo assunto frequente entre as mulheres que desejam colocar próteses de mama.

Afinal, em quem confiar?

A prótese de silicone corretamente colocada não impede a interpretação adequada dos resultados da mamografia. A prótese pode, inclusive, promover o diagnóstico mais precoce de tumores na mama em alguns casos, porque a prótese acaba exercendo um efeito compressor sobre o tecido mamário, projetando um eventual tumor mais para perto da pele da mama, assim permitindo que ele seja palpado com um tamanho menor do que se não houvesse a prótese. A diferença na realização da mamografia de quem possui prótese de silicone é que ela precisa ser conduzida de forma mais detalhada, com manobras adicionais na execução do exame, no sentido de deslocar a prótese de mama para afastá-la da porção de tecido mamário que se deseja registrar na mamografia. Caso o médico, ao analisar as imagens da mamografia, entenda que esse exame não é satisfatório para elucidar algum diagnóstico, ele pode solicitar exames adicionais, como o ultrassom das mamas ou a ressonância magnética das mamas. Assim, fique tranquila quanto ao acompanhamento da saúde das mamas com prótese, porque ele pode, sim, ser feito de maneira segura.

O que vale é a atenção e escolha

Atualmente, o avanço da medicina na elaboração de próteses de melhor qualidade tem tranquilizado as mulheres quanto à operação e resultado final do implante de silicone. Então, pesquise sempre um cirurgião plástico certificado e questione sobre a qualidade do material da prótese que será utilizada.

É importante lembrar que, independente da escolha de colocar ou não as próteses, todas as mulheres devem fazer exames periódicos nas mamas como o ultrassom e a mamografia, principalmente a partir dos 40 anos, quando o risco para câncer de mama aumenta. Além disso, é válido sempre ressaltar a importância do auto-exame das mamas para a detecção precoce de qualquer nódulo – ele deve ser feito mensalmente e reportado imediatamente ao médico em caso de qualquer alteração.

Visite o site www.motivaimplantes.com.br/salvevidas e saiba mais!

Fontes: Veja / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta