A Motiva levanta a bandeira e entra nesta campanha com uma importante ferramenta. Confira em nossa postagem de hoje como se prevenir e como você pode ajudar a salvar vidas.

Salve Vidas, compartilhe essa ideia

Uma em cada 8 mulheres* terá câncer de mama em algum momento da vida. Este é um número bem alto – quantas mulheres estão trabalhando ao seu redor no momento? Com quantas você tem contato diariamente? Pensando neste expressivo número, a Motiva criou uma ferramenta online que pode ajudar você e tantas outras pessoas a lembrarem mensalmente de algo tão simples, mas que pode fazer toda a diferença: o auto-exame.

Para conhecer a campanha, visite www.motivaimplantes.com.br/salvevidas

Aqui, iremos detalhar as principais questões a respeito do auto-exame, lembrando que ele não exclui exames clínicos e específicos como a mamografia, mas é um importantíssimo aliado para a detecção do câncer de mama em estágios iniciais.

1. Faça o auto-exame das mamas uma vez por mês.

Não há benefícios em fazer mais de um auto-exame por mês. Mas é de suma importância manter uma rotina.

2. Quando fazer?

Mulheres devem fazer o auto-exame entre 7 a 10 dias após o início do período menstrual, que é quando as mamas estão mais sensíveis.

Caso você não esteja mais menstruando, você deve selecionar o mesmo dia do mês (por exemplo, todo dia 1). Preste atenção a qualquer mudança que possa ter surgido em relação ao auto-exame anterior, isso é o mais importante.

3. O que devo procurar?

Procure por mudanças no tecido mamário, como alterações de tamanho, caroços, depressões, enrugamentos, inversão do mamilo, áreas de vermelhidão ou descamação do mamilo/aréola/pele da mama, ou secreções do mamilo, sejam elas claras, sanguinolentas ou coloridas.

4. Caso encontre alguma alteração, como devo proceder?

Caso você descubra alguma alteração dentre as citadas anteriormente, é importante falar com seu médico imediatamente. Embora 8 em cada 10 caroços sejam benignos, todos requerem um exame para confirmar se são cânceres ou não. Além dos caroços, é importante investigar qualquer uma das alterações descritas anteriormente.

Lembre-se: A melhor maneira de combater o câncer de mama é ter um plano que ajude a detectar a doença em seus estágios iniciais.

*Fonte: National Breast Cancer Foundation

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta