Uma cirurgia plástica requer atenção a muitos detalhes, passando pela escolha do consultório, do profissional e dos aspectos de cada prótese. Uma dúvida que acaba sendo comum entre as pacientes, além do formato e volume da prótese de silicone, é: colocar o silicone atrás ou na frente do músculo peitoral (o músculo atrás da mama)?

O fato é que não existe uma resposta só para esta pergunta. Os dois modos de colocar a prótese de silicone têm as suas particularidades e podem ser indicados de acordo com a escolha do cirurgião e o biótipo de cada mulher.

E para que você entenda bem as diferenças entre uma e outra, iremos explicá-las na postagem de hoje. Confira:

na-frente-e-atras-do-musculo

Prótese de silicone na frente do músculo (ou Subglandular)

A prótese de silicone na frente do músculo peitoral, também chamada de subglandular, é indicada para mulheres que já tenham uma quantidade razoável de glândula mamária para proteger a prótese e a pele, tornando menos visíveis os limites da prótese.

É uma opção de cirurgia que, quando bem feita, pode melhorar a forma e o posicionamento das mamas. Ela apresenta poucos riscos, mas pode haver uma chance um pouco maior de contratura capsular – situação em que a cápsula de tecido formada normalmente ao redor da prótese pelo organismo acaba ficando mais endurecida, o que pode levar a dor e deformação das mamas em graus variáveis.

Apresenta, como vantagens, um pós-operatório menos doloroso e incômodo, e um retorno mais rápido às atividades habituais.

Prótese de silicone atrás do músculo mamário (ou Submuscular)

A prótese de silicone atrás do músculo peitoral, também chamada de submuscular, é indicada para mulheres magras ou que tenham pouca glândula mamária e que desejem ter um resultado estético mais natural. É frequentemente indicada em mulheres de etnia asiática (japonesas, chinesas), que costumam apresentar mamas menores. A operação apresenta poucos riscos como no caso das próteses subglandulares, no entanto, é uma operação mais dolorosa e delicada, consequentemente a recuperação pode ser mais lenta e cautelosa.

Próteses de mama e mamografia

É importante saber que tanto as próteses subglandulares quanto as submusculares não prejudicam a realização de mamografias para acompanhamento e detecção precoce do câncer de mama. Nesse aspecto, cabe ressaltar que, embora as próteses subglandulares requeiram uma realização um pouco mais trabalhosa do exame de mamografia, não há prejuízo da qualidade deste quando executado corretamente por profissionais capacitados. Portanto, não há maior risco para mulheres que tenham próteses subglandulares.

A importância da consulta

Embora todas as opções apresentem suas vantagens, o ideal é fazer a escolha junto com o seu médico. Somente o cirurgião plástico tem a experiência e o cuidado profissional para auxiliar se será melhor colocar o silicone atrás ou na frente do músculo peitoral.

Por isso, não deixe de tirar todas as suas dúvidas na consulta médica e procure um profissional que você confie. Lembre-se que se trata de uma cirurgia que, embora tenha poucos riscos, deve ser feita sempre por cirurgiões plásticos adequadamente habilitados.

Fontes: M de Mulher, Dr. Connall.

Trackbacks & Pingbacks