Quando as mulheres optam por fazer uma cirurgia de mamoplastia para aumentar os seios ou diminuí-los, acaba surgindo uma dúvida muito comum: afinal, é possível a amamentação com prótese de silicone?

Pensando nisso, criamos esta matéria para você tirar as suas dúvidas sobre o assunto.

Amamentação e mamoplastia

É muito comum encontrar a questão sobre como amamentar com implantes de silicone em fóruns e grupos de discussão na Internet – assunto que deixa muitas pacientes divididas, mas quem está com a razão: quem diz que a amamentação com prótese de silicone é prejudicial ou o contrário?

E a resposta é: depende. Tudo dependerá da mamoplastia que será feita, se é de redução ou de aumento das mamas, e também da experiência do profissional.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de São Paulo publicadas no Portal Uol, as próteses de silicone nas mamas contam com técnicas seguras e saudáveis, no entanto é preciso tomar alguns cuidados no procedimento escolhido.

A cirurgia de redução das mamas é a que tem maiores chances de impactar na amamentação, devido a mudanças maiores na estrutura do tecido mamário que podem, em alguns casos, dificultar a produção de leite.

A cirurgia de aumento das mamas interfere menos na lactação. O que pode interferir na amamentação com prótese de silicone é o modo como a cirurgia é feita e a própria capacidade natural de cada mulher de produzir leite.

Portanto, o ideal é procurar um bom cirurgião plástico e uma clínica que atenda às necessidades e ao biótipo de cada paciente. Dessa forma, os riscos da amamentação com próteses de silicone serão muito baixos.

Perante notícias recentes divulgadas na mídia em geral, cabe ressaltar que uma cirurgia de prótese de mama realizada de maneira correta dificilmente irá impedir a amamentação. Lembrando que as próteses de silicone podem ser colocadas atrás da glândula mamária – ficando na frente do músculo peitoral – ou atrás do próprio músculo peitoral. As próteses nunca são colocadas na frente da glândula mamária, portanto, não existe a possibilidade de a prótese atuar como um “tampão” dos ductos de leite da mama, ou seja, não há como a prótese “bloquear” a saída do leite pelo mamilo. Não há qualquer comprovação científica de que a colocação de próteses de silicone por si só impeça a mulher de amamentar.

Leite materno e silicone

Outra dúvida que acaba afetando muitas mulheres é a relação entre a segurança do leite materno e a colocação de próteses de silicone. Sobre isso também não há motivos para preocupação. Estudos científicos mostraram que o leite de mulheres com próteses de silicone tem igual segurança e valor nutritivo para o bebê em comparação ao de mulheres que não têm próteses.

Escolhendo a mamoplastia

Preparamos algumas dicas para você não se confundir na hora de optar pela sua mamoplastia, seja de redução ou de aumento. Veja:

    1. Pesquise por um cirurgião de confiança

Procure fazer uma pesquisa detalhada de um cirurgião plástico e seu consultório. No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, na seção “Encontre um Cirurgião”, digite o nome do cirurgião em questão e verifique se ele realmente é um Cirurgião Plástico. Caso positivo, pesquise se o médico possui boas referências e só depois entre em contato para marcar uma consulta. Conversar com amigas que já fizeram a cirurgia, ler reportagens e participar de grupos em redes sociais também pode ser um caminho para sua escolha.

    1. Seja objetiva com seu cirurgião plástico

Na hora da consulta, seja objetivo com o seu Cirurgião Plástico, se você quer aumentar ou reduzir os seios, tendo uma noção de tamanho, e alinhe as expectativas. Procure também tirar todas as suas dúvidas quanto à recuperação e amamentação.

Vale ainda explicar na consulta se você deseja ter filhos futuramente, dessa forma, será mais fácil chegar a um formato e volume interessantes para as mamas, de acordo com seus exames e biótipo.

Nossa postagem foi útil para você? Então, compartilhe e acompanhe a nossa fan page motivaimplantesbr

Fontes: Uol  1, Uol 2

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta