Conquistar uma barriga definida é o desejo de muitas pessoas. Procedimentos estéticos e cirúrgicos para isso são inúmeros e estão prometendo soluções cada vez mais inovadoras aos pacientes.

Uma das formas mais buscadas por pacientes em hospitais e clínicas de estética é a lipoaspiração HD, uma técnica que promete deixar o corpo definido e atlético.
Ela é diferente da lipoaspiração convencional e já é uma cirurgia reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Por essas razões, a Motiva preparou esta postagem para esclarecer você sobre o que é a lipo HD, e como ela ajuda a alinhar o abdome, confira!

O que é lipoaspiração HD?

É uma técnica para aspirar gordura localizada com mais precisão de determinada parte do corpo, levando em consideração o biotipo dos pacientes. A sigla HD vem do inglês High Definition (Alta Definição), porque essa modalidade de lipoaspiração promove uma definição maior do contorno dos músculos na pele do que a lipoaspiração convencional.
Segundo especialistas, ela surgiu devido à procura de pacientes por um contorno corporal com maior aparência dos músculos na pele. Essa técnica se originou na Colômbia, tendo chegado ao Brasil em meados de 2015. Tornou-se popular, principalmente, entre pessoas com estilo de vida atlético que buscam incrementar a definição de sua musculatura além daquela conseguida com exercícios.

Por exemplo: no caso da região abdominal, é possível aspirar a gordura daquela região e também realizar um contorno na mesma, mostrando mais os “gominhos” – que compõem a barriga tanquinho.

Como funciona?

Após anestesia local, peridural ou geral, o cirurgião plástico faz pequenas incisões na região onde será inserida a cânula que aspirará a gordura. O aparelho mais comumente utilizado para a realização da lipo HD é o VASER, que emite ondas ultrassônicas através das cânulas para soltar a gordura dos tecidos, minimizando o dano a nervos e vasos sanguíneos, o que proporciona uma menor incidência de hematomas e dores no pós-operatório. Além disso, o VASER proporciona um controle mais preciso das áreas a serem lipoaspiradas, que é o que permite o desenho dos contornos musculares para que fiquem aparentes na pele dos pacientes. Esse é o principal objetivo da lipoaspiração HD – dar uma aparência tonificada na região lipoaspirada, seja nas costas, cintura, braços, pernas ou abdome. Isso é conseguido através da retirada do tecido gorduroso de maneira mais intensa nas regiões de contorno dos músculos, o que faz com que a pele se aproxime da musculatura e proporcione a definição desejada da região.

Justamente por ser um procedimento que objetiva a definição muscular, a lipo HD deve ser indicada em indivíduos que estejam próximos ou no peso ideal, e que já tenham um estilo de vida saudável, envolvendo alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Pessoas que estejam mais acima do peso e sejam sedentárias não terão benefício significativo com a lipo HD, porque apresentam excesso de gordura dentro do abdome e/ou grande quantidade de gordura nas costas e nos membros, o que comprometeria o resultado desse tipo de procedimento.

Por ser um procedimento que costuma retirar menores volumes de gordura do que a lipoaspiração convencional, a lipo HD tem menor tempo de duração cirúrgica (entre 1 e 3 horas), o que possibilita uma recuperação anestésica mais rápida. Assim, os pacientes podem ter alta até no mesmo dia da cirurgia, caso estejam em boas condições clínicas.

Lipo HD vs. lipo convencional

Como mencionamos anteriormente, a lipo HD é focada em definir contornos musculares em determinadas áreas do corpo. A lipoaspiração convencional é focada em eliminar focos de gordura localizada, porém mantendo as áreas lipoaspiradas com aspecto uniforme. Ambas as técnicas podem ser associadas a lipoescultura, que é a retirada de gordura de uma área (como as costas ou o abdome) e a injeção de parte ou toda essa gordura em outra área (como os glúteos). Ambas também podem ser associadas a outros procedimentos, como mamoplastia ou abdominoplastia (retirada de excesso de pele do abdome).

Atenções e cuidados

A lipoaspiração HD, assim como a lipoaspiração convencional, é um procedimento cirúrgico, portanto requer consulta pré-operatória com um cirurgião plástico, a fim de avaliar a indicação da cirurgia e realizar exames pré-operatórios para atestar as boas condições de saúde dos pacientes. Ela deve ser realizada em ambiente hospitalar com suporte anestésico adequado. Também é importante seguir as orientações pós-operatórias do cirurgião plástico, que envolvem alimentação e hidratação adequadas, além do uso de malhas compressivas por um período de até dois meses no pós-operatório. A critério do cirurgião, poderão ser prescritas sessões de drenagem linfática para ajudar a controlar o inchaço pós-operatório. Os pacientes podem retomar a maioria de suas atividades normais após a primeira semana da cirurgia. Porém, atividades que exijam maior esforço físico, inclusive exercícios, devem ser evitados nas primeiras 3 a 4 semanas de pós-operatório.

Você gostou do nosso artigo? Então, siga a Motiva nas redes sociais para saber das nossas novidades!

Fontes: Terra / R7/ Luciana Pepino

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta