Sempre gostamos de lembrar em nossas postagens a importância da escolha e do diálogo com o cirurgião plástico que fará a sua mamoplastia, seja de aumento ou de redução.

E, na hora da primeira consulta, pode bater aquele famoso “branco” do que perguntar para o médico. Mas nós estamos aqui para ajudá-la nisso. Confira as 10 coisas que você deve perguntar para o cirurgião plástico:

1. Como está minha saúde?

Seria ideal que você levasse já na primeira consulta exames básicos recentes, caso os tenha, como exames de sangue gerais e específicos para algum problema de saúde, e exames de imagem, como mamografia (dependendo da idade e da indicação do seu ginecologista/mastologista) e ultrassonografia das mamas.

2. Qual é o formato e volume ideal para o meu corpo?

Procure deixar claro ao seu médico o que você deseja para o seu implante de silicone, como formato e volume ideal para você. Ele fará um exame das suas mamas e poderá chegar a um consenso do que seja agradável para você e que seja possível de ser executado.

3. Quais são os riscos para quem tem doenças?

É importante ser sincera quanto à sua saúde. Fale ao cirurgião se você já teve doenças nas mamas (especialmente tumores), se fuma ou bebe, se toma algum remédio, se tem diabetes, pressão alta ou alguma outra doença crônica.

4. Idade causa alguma influência?

Além de deixar claro seu estado de saúde, é importante dizer sua idade. Menores de idade, por exemplo, não podem fazer a cirurgia sem a permissão dos pais. Além disso, nesses caos, os médicos só indicam cirurgias quando elas forem realmente necessárias para a correção de algum problema nas mamas.

Em mulheres mais velhas, a cirurgia também pode ser um pouco mais delicada, dependendo do histórico de saúde que elas tiverem, então vale a pena tirar a dúvida quanto à idade.

5. Quais são os pré-requisitos para a cirurgia?

A partir das perguntas 3 e 4, o médico explicará os pré-requisitos para você se preparar para a cirurgia, incluindo exames pré-operatórios, tipo de anestesia, se é necessário para de tomar algum remédio antes de operar, se é preciso jejum, etc.

6. Como é feita a cirurgia?

Essa pergunta é muito importante pois, além de informar o passo-a-passo do implante de silicone, é uma forma de saber se o cirurgião plástico passará a confiança necessária para você.

7. Onde serei operada?

É essencial saber onde você será operada. Seja em um hospital ou numa clínica, o procedimento deve ser feito sempre em uma sala cirúrgica, que é um recinto preparada especificamente para o cirurgião e sua equipe executarem a cirurgia, tendo os equipamentos e a iluminação adequados. Desconfie de médicos que ofereçam a realização da cirurgia na própria sala de consulta.

8. Quais são os cuidados pós-operatórios que eu preciso ter?

Os cuidados pós-operatórios incluem repouso relativo, boa alimentação e sutiã pós-cirúrgico, mas não é só isso. Vale fazer essa pergunta pelo seguinte motivo: cada pessoa tem um organismo, um biótipo, um estado de saúde, e tudo isso influencia no período de cicatrização. Se você estiver bem informada, seu cirurgião plástico poderá conduzir melhor o período de recuperação. Você deverá estar atenta às orientações que ele lhe passar para que sua recuperação seja a melhor possível no período pós-operatório.

9. Como amenizar dores e ficar com boas cicatrizes?

Vale ainda perguntar para o cirurgião plástico, quanto às cicatrizes e as dores. Você receberá uma receita com remédios para aliviar as dores no período pós-operatório, e terá acompanhamento com seu cirurgião para avaliar esse aspecto. Quanto às cicatrizes: uma vez feita a cirurgia, haverá cicatrizes. Geralmente, elas evoluem para se tornar bem discretas. Entretanto, a cicatrização é um acontecimento muito dependente de cada organismo, então converse com seu cirurgião sobre suas expectativas quanto às cicatrizes.

10. Qual marca de implante de silicone você usa e por que ela é melhor?

Lembre-se que o que você colocará no seu corpo é um produto, logo é importante saber a qualidade dele para evitar complicações futuras. Então é importante perguntar para o cirurgião plástico a marca da prótese que ele prefere utilizar, e quais são os modelos de prótese com que ele trabalha.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica / Minha Vida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta